Pensando em um novo Projeto Residencial? Preste atenção aos detalhes!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Projetar uma bela casa é uma tarefa realmente complicada. O ponto de partida é a escolha do tipo de arquitetura que se deseja e ela se divide em diversos estilos, como clássico, rústico, moderno, contemporâneo, temático, entre outros. Essa escolha irá marcar o início do desenvolvimento do projeto, dará o seu “norte”.

Outro ponto importante é avaliar se o seu “programa” (desejos para a casa nova) se encaixará ao terreno disponível, já que podemos ter terrenos planos, em aclives e declives. Alguns clientes imaginam determinadas soluções para sua futura residência, mas o terreno acaba se tornando um empecilho para que essas vontades se concretizarem.

Também não podemos deixar de mencionar que para cada rua, cada bairro, cada região, há legislações municipais que precisam ser obedecidas para que se aprove o projeto junto a Prefeitura. Entre essas normas, podemos citar como alguns exemplos: O afastamento mínimo da rua, o total de área construída, a altura máxima do imóvel, entre tantas outras.

A arquitetura é muito dinâmica, está sempre em constante movimento e acaba apresentando novas soluções e tendências ao longo dos anos. É importante acompanhar essas mudanças. A utilização, por exemplo, de novos espaços também acaba se integrando aos novos  projetos residenciais, como closets, academia, cozinhas gourmet e escritórios. De alguns anos para cá eles estão cada vez mais presentes nos projetos. Outros espaços antes comuns nas residências também estão ganhando contornos mais sofisticados, como os banheiros e as lavanderias.

Outro ponto que vale a pena ser conversado é sobre os projetos de reforma de casas e apartamentos. Os novos apartamentos, por exemplo, vem surgindo com áreas cada vez mais enxutas. Em outros mais sofisticados, o uso de varandas gourmet são cada vez mais comuns. E esses ambientes são perfeitos para reunir os amigos e parentes, já que não contam com a possibilidade de um quintal como em uma residência.

Como você pode ver, são muitos detalhes que são levados em conta na hora de se projetar uma residência, até mesmo em relação às reformas em casas e apartamentos. E olha que citamos apenas alguns exemplos. Essa é uma tarefa complexa e que exige uma boa parcela de paciência e conhecimento técnico, por isso solicitar a ajuda de profissionais experientes como arquitetos e engenheiros são fundamentais.

Esses profissionais irão lhe auxiliar e guiar no processo de elaboração da planta e nas demais etapas do projeto seja ele para reforma ou construção.

Dicas do nosso estúdio:

– Se ainda vai fechar negócio com o terreno, procure saber as normas construtivas dele junto à prefeitura local para ver se irão atender as suas expectativas. Até nessas horas um profissional de arquitetura poderá auxiliá-lo.

– Procure ver em sites e revistas os tipos de casas que mais lhe agradam. Às vezes temos dificuldades de expressar exatamente o que queremos. Leve essas imagens ao profissional escolhido.

– Procure já ter em mente o programa para o seu projeto e na entrevista com o arquiteto, apresente-os e discuta todos os pontos com ele. Quanto mais informações sobre suas necessidades e desejos o profissional tiver, mais próximo dos seus anseios será o resultado final.

– Consulte sites de profissionais habilitados e veja seus trabalhos já realizados. Procure contratar aquele que se aproxime mais do seu estilo, assim, a chance de seu projeto sair como desejado se torna maior.

– A experiência fala mais alto, não tem jeito. Portanto, profissionais há mais tempo no mercado tem sempre mais a oferecer.

– Opte por escritórios que executem e administrem a obra também. As chances de erros na execução e possíveis mudanças de projeto no decorrer da obra serão mais fáceis de resolver. Além disso, o custo sempre será mais atrativo para o cliente. Quanto mais o escritório oferecer em serviços, maior será a vantagem financeira para o cliente e menores as chances de retrabalho.

Se estiver pensando em fazer um Projeto Residencial no Rio de Janeiro ou região, não deixe de conversar com a equipe do Estúdio CMPH. Oferecemos todos os serviços que envolvem um novo projeto: Consultoria junto às prefeituras, arquitetos, engenheiros, designers de interiores, paisagistas e equipes de obras. Com mais de 25 anos no mercado, a equipe dos profissionais Claudio Maurício e Paulo Henrique está treinada para auxiliá-los em todas as etapas dos seus projetos. Faça um contato conosco e descubra que seus sonhos estão mais perto do que nunca de se realizarem.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×